Bandeira Brasil-Polônia

Bandeira Brasil-Polônia

sábado, 15 de dezembro de 2012

História da Polônia


No período que se seguiu ao seu surgimento no século X, a nação polonesa foi guiada por uma série de governantes fortes que converteram os poloneses ao cristianismo, criaram um Estado centro-europeu sólido e o integraram à cultura européia. A existência de inimigos externos poderosos e um processo de fragmentação interna enfraqueceram esta estrutura inicial no século XIII, mas uma consolidação no século seguinte permitiu o estabelecimento subsequente de um grande Reino Polonês.
A dinastia Jagelão (1385-1569) deu início à União Polaco-Lituana a partir do Grão-Duque lituano Jagelão, uma parceria que se revelou proveitosa para poloneses e lituanos e lhes permitiu exercer o papel predominante em um dos mais poderosos impérios europeus pelos três séculos seguintes. A União de Lublin, de 1569, estabeleceu a Comunidade Polaco-Lituana, um Estado influente na política européia. Por volta do século XVIII, a outrora poderosa Comunidade passou por um período de crescente anarquia, terminando por ser partilhada entre os seus vizinhos e apagada do mapa em 1795. Entretanto, o ideal de independência polonesa manteve-se vivo devido a acontecimentos dentro e fora da Polônia, ao longo do século XIX.


Veja, na animação, as incríveis transformações pelas quais passou o mapa da Polônia, país que chegou a desaparecer em certo período da história
A localização da Polônia no centro da Europa tornou-se especialmente significativa num momento em que a Prússia e a Rússia se envolviam de modo intenso em rivalidades e em alianças européias e em que Estados-nação modernos se formavam por todo o continente. A Polônia recuperou a sua independência em 1918, mas a Segunda República foi destruída pela Alemanha e URSS quando as tropas nazistas e as do Exército Vermelho invadiram o território polonês, no início da Segunda Guerra Mundial. Os russos obrigaram a que a fronteira da Polónia recua-se centenas de quilómetros e que aproveitassem territórios roubados à Alemanha. O término do conflito provocou nova variação nas fronteiras polonesas. No final dos anos 1980, um movimento de reforma, o Solidaridade, logrou obter uma transição pacífica do regime comunista polonês para a democracia, que resultou na criação da moderna República da Polônia.
Ao longo do último milênio, o território governado pela Polônia variou consideravelmente. Em certo momento, no século XVI, a Polônia era o segundo maior país da Europa, após a Rússia. Em outras épocas, inexistia um Estado polonês.
FONTE: WIKIPÉDIA

Bosque do Papa, Kurytyba

The Most Beautiful Polish Carols - Najpiękniejsze polskie kolędy

sábado, 8 de dezembro de 2012

Culinária polonesa


Charutos com folhas de repolho (gołąbki)
Ingredientes
1 kg ½ de carne moída
1 xícara de chá de arroz, escolhido e lavado
1 repolho bem grande
1 cebola média, ralada
1 colher de sopa de salsa, picada
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de óleo
3 xícaras de chá de água
2 cubos de caldo de carne
2 colheres de sopa de caldo de limão
1 colher de sopa de extrato de tomate
Sal a gosto.
Modo de fazer - preparo
-Numa panela, coloque o óleo e o arroz e ffrite. Em seguida, água pré-aquecida até cobrir o arroz, sal a gosto e deixe cozinhar até o arroz ficar mais para o duro. Reserve.
-Dissolva em 2 colheres de sopa de água feervente, os 2 cubos de carne. Reserve.
-Em uma tigela, misture bem a carne com o arroz, a cebola, a salsa, a margarina, 2 cubos de caldo de carne já dissolvidos e o suco de limão.Reserve.
-Coloque o repolho em um panela com água ffervente, para que as folhas murchem e fique mais fácil de separá-las. Corte fora o talo central (caule da planta),e depois retire todos os talos, deixando somente as folhas. Reserve algumas folhas mais velhas, depois de bem lavadas, para forrar o fundo da panela.
Modo de fazer - recheio
-Coloque um pouco de recheio reservado em cima de cada folha. Enrole, fechando bem com os lados. Continue a operação até o término das folhas de repolho.
-Forre o fundo de uma panela com as folhass de repolho mais velhas. Coloque em cima os charutos bem juntos em camadas sobrepostas. Regue com o extrato de tomate, misturado com 1 xícara de água fervente. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo, por 30 minutos. Sirva bem quente.
Rendimento: 6 porções




Pierogi(Pastel de ricota)
Ingredientes
Massa:
1 kg de farinha de trigo
20 g de açúcar baunilha
1 copo (americano, 200 ml) de leite morno
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
3 colheres (sopa) de margarina
3 colheres (sopa) de cachaça
3 colheres rasas (café) de fermento em pó
4 ovos inteiros
Recheio:
1 kg de ricota
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de canela em pó
1 colher rasa (café) de sal
3 gemas de ovo
Como fazer a massa
Coloque num recipiente grande os ovos, a margarina, o açúcar refinado e misture. Adicione a farinha, o leite morno, a cachaça, o fermento e o açúcar baunilha. Amasse bem para que a massa seja aberta como a de pastel.
Como fazer o recheio
Em um recipiente, misture bem todos os ingredientes.
Finalização
Unte com farinha uma superfície lisa e abra a massa com um rolo. Coloque o recheio, assim como se faz com o pastel, e corte com uma carretilha ou a boca de um copo. Frite em óleo quente e use papel-toalha para absorver a gordura.
* Na receita original, utiliza-se leite talhado sem o soro




Bigos (cozido de repolho e carnes)
Ingredientes
-2 kg de costelinha de porco defumada
-1 kg de lombo cortado em cubos
-600g de lingüiça kielbasa (tradicional da Polônia, que pode ser substituída por salsicha alemã)
-100g de bacon
-1 lata de chucrute
-2 repolhos fatiados bem fininho
-100g de funghi secchi
-1 cebola picada
-1 colher de pimenta-do-reino em grão (opcional)
Modo de preparar
Corte o repolho bem fininho e ponha em uma panela. Junto, coloque o chucrute, a costelinha e o lombo. Cozinhe por 4 horas. Em outra panela , doure o bacon e a cebola. Corte a salsicha e junte tudo, depois das 4 horas. Deixe no fogo por mais 40 minutos. Sirva com batata com dill na manteiga.
Rendimento: 10 pessoas
        


Sernik(Torta de Requeijão)
A culinária polonesa é uma mistura de tradições eslavas e estrangeiras. Surgida da mistura dos diversos costumes culinários das várias regiões da Polônia e culturas circunvizinhas, ela utiliza uma grande variedade de ingredientes. É rica em carne de todos os tipos e temperos, bem como de tipos diferentes de massas e bolinhos, sendo o mais popular deles o pierogi (massa cozida, com recheio de requeijão e batata, acompanhado de molho de lingüiça, nata e bolas de requeijão).
Ingredientes
1 kg de requeijão
1 ovo
50 gr de passas
3 colheres de açúcar de baunilha
200-250 gr de açúcar
200 gr de manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo
essência de baunilha
Modo de fazer:
Moer bem a ricota no liquidificador. Bater as gemas de ovos com o açúcar, adicionar a manteiga, a ricota moída, a essência, farinha de trigo, passas e claras batidas em neve. Colocar em forma pirex untada com manteiga. Assar por uma hora. Colocar açúcar de confeiteiro sobre a massa.




Barszcz Burakowy(Caldo de Beterraba)
Ingredientes:
04 beterrabas com as folhas e talos
02 cebolas
02 tomates
01 tablete caldo de carne ou galinha
sal
óleo
azeite de oliva
vinagre de maçã
Modo de fazer:
Lave bem as beterrabas, cortando as folhas e reservando-as.
Coloque as beterrabas para cozinhar numa outra panela .coloque as folhas com os talos para ferver, por aproximadamente 10 minutos. Passe-as no liquidificador, com a àgua em que foram fervidas, e reserve-as na panela em que vai finalizar a sopa. Coloque numa frigideira 2 cebolas escascadas, alho à gosto, 2 tomates sem pele, se preferir caldo de galinha ou carne, salsa, cebolinha, e demais temperos à gosto, com azeite de oliva. Após a fritura, colocar tudo no liquidificador, e derramar sobre o caldo dos talos e folhas já reservados na panela da sopa. Descascar as beterrabas, picá-las e, juntamente com o caldo em que foram cozidas, após coá-lo, passar no liquidificador, reservando algumas beterrabas picadas, para a sopa. Misturar tudo na panela em que vamos finalizar a sopa, e, ir acrescentando sal à gosto. Após uma fervura de 15 minutos, apagar o fogo, e colocar vinagre de maçã, à gosto, mexer, e deixar descançar por meia hora, para que o vinagre evapore, e o gosto se suavize.
Obs: usar azeite de oliva, porque não contém nada de colesterol e usar vinagre de maçã, porque não contém àlcool.
Jopol






Festa encerramento - Sorteio da poltrona Bell´Arte


                                                                SORTEIO  



                                                                  VENCEDORA

Festa de encerramento e confraternização 7/12/2012
























Festa de encerramento - 07/12/2012