Wandér Weege recebe título de cidadão honorário na Polônia
23 de junho de 2013
O empresário Wandér Weege, da Malwee de Jaraguá do Sul, foi homenageado com o título de cidadão honorário de Resko, pequena cidade localizada no oeste da Polônia. A solenidade aconteceu durante as comemorações dos 725 anos de fundação de Resko, a antiga Reganwalde, região da antiga Pomerânia de onde partiram os imigrantes alemães e poloneses para reconstruir suas vidas em Blumenau. O bisavô do empresário, Carl Weege, foi um dos pioneiros na colonização do Vale do Itajaí, tendo depois se instalado em Jaraguá do Sul.
A honraria foi concedida pelos incentivos que Wandér Weege tem dado na preservação da cultura germânica em Santa Catarina e no Brasil, pelos apoios a iniciativas artísticas e culturais em diversas regiões do Estado e do pais. Iniciativas de pesquisadores catarinenses, gaúchos, capixabas e paranaenses que tratam do resgate da colonização alemã, pomerana e polonesa, tem merecido apoio do industrial. O projeto de lei, aprovado por unanimidade, foi apresentado pelo conselheiro Jan Czaban, que há dois anos esteve em Santa Catarina em companhia de outros 10 poloneses.
Ao empresário catarinense foi outorgado também um troféu comemorativo do aniversário da cidade, entregue pelo prefeito municipal, Burmistrz Reska.
A solenidade aconteceu no Ginásio Esportivo de Resko, durante sessão do Conselho Municipal, sob a presidência da conselheira Barbara Basowski. Participaram os 56 integrantes da comitiva catarinense e brasileira que se encontra desde sexta-feira na Polônia, a esposa do empresário, Laurita, seus filhos do empresário, Guilherme e Martin, além dos empresários e amigos de Jaraguá do Sul Valério Junkes, Ailton Mora, Reinaldo Correia, Fábio Kuster e Luiz Carlos Gieseler.
Representantes de Florianópolis e Pomerode entregaram livros, panfletos coloridos em alemão, produzidos e liberados pela Santur, além de obras do artesanato português. Gaúchos e estudiosos do Espírito Santao também brindaram as autoridades com estudos e prospectos sobre a colonização pomerana. Fred Ulrich presentou a população com um banner especial com as bandeiras do Brasil e da Polônia e fotos antigas e atuais de quatro cidades pomeranas existentes em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.
A programação começou com a celebração de missa solene na Igreja de Nossa Senhora de Resko, presentes as autoridades locais e mais de 40 catarinenses e líderes de seis instituições religiosas, comunitárias e civis.
Prosseguiu com um espetáculo estudantil e artístico e terminou com um desfile pelas ruas centrais da cidade até o parque público que, no fim da Segunda Guerra Mundial foi usado para depósito de tudo o que os russos recolheram dos alemães na região.
A missão cultural catarinense, idealizada por Wandér Weege e coordenada pelo radialista Fred Ulrich, secretário de Turismo de Pomerode, prosseguirá com visitas a cidade de Kolberg, onde houve recepção das autoridades locais e contatos visando incremento das relações culturais entre Santa Catarina e a Polônia.
Na terça e quarta-feira, o roteiro inclui novos eventos em Berlim. Ao fim do dia, integrantes da comitiva retornam a Santa Catarina e a seus estados de origem.