Bandeira Brasil-Polônia

Bandeira Brasil-Polônia

terça-feira, 16 de abril de 2013

Reportágem no Jornal O Correio do Povo-Jaraguá do Sul (10/04/13)

Mais espaço para a cultura polonesa


CULTURA Grupo Piaskowa, de Indaial, levou a dança folclórica à Escola Cristina Marcatto, como um convite ao novo curso


Entidade está com inscrições abertas para o primeiro grupo de dança polonesa da cidade.
A Associação da Cultura Polonesa de Jaraguá do Sul iniciou um projeto para a criação do primeiro grupo de dança dessa etnia na cidade. Desde março, três escolas receberam a visita de bailarinos e assistiram às apresentações do Grupo Folclórico Polonês Piaskowa, de Indaial. O curso é gratuito e tem a duração de um ano. Há vagas nas categorias infantil, jovem, adulto e master (acima de 50 anos).
“Percebemos a necessidade de abrir mais espaço para a cultura polonesa, para estarmos inseridos na sociedade. E o grupo de dança sempre foi um grande sonho nosso”, disse a presidente da associação, Ana Maria Badura. No curso, o professor Fernando Anacleto, coordenador do grupo de Indaial e parceiro do projeto, trabalhará não somente a coreografia e o alongamento do corpo, mas a história da dança na Polônia. Segundo Badura, cada região daquele País tem estilos diferentes de dança, com variações no uso das cores, trajes e coreografias.
Semelhante ao grupo Piaskowa, a associação pretende importar figurinos confeccionados na Polônia. Um dos objetivos do grupo é apresentar-se em festivais e eventos culturais da região. As primeiras visitas de divulgação do projeto aconteceram em escolas, para avaliar a demanda de jovens interessados – considerados como o principal público. As aulas devem acontecer nas sextas-feiras, das 17h30 às 19h, na sede da associação, no Bairro São Luís.
Além do grupo de dança, a Associação da Cultura Polonesa de Jaraguá do Sul oferece curso de idioma e aulas de canto. Desde 2002, a entidade trabalha pela memória e tradição polonesa na cidade. Na opinião de Ana Maria Badura, manifestações artísticas, livros e os sobrenomes mostram que essa etnia permanece viva. A associação agora busca interessados em compor o grupo de dança, independentemente das origens étnicas. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (47) 9993-1899 ou pelo e-mail culturapolonesa@jgs.gmail.com. A entidade está localizada na Rua Alvino Stein, 517, no Bairro São Luís.

Barbara Elice
                    Repórter - barbara@ocorreiodopovo.com.br