Bandeira Brasil-Polônia

Bandeira Brasil-Polônia

sábado, 18 de maio de 2013

Polônia inaugura a maior estátua do Papa João Paulo II




No dia 13 de abril de 2013, foi inaugurada na cidade de Częstochowa, na Polônia, uma enorme estátua do Papa João Paulo II, para recordar às gerações futuras o Papa polonês.

A imagem toda branca, com 13,8 metros de altura e pesando 10 toneladas é considerada a maior do mundo dedicada ao Papa Wojtyła. Ela foi construída em fibra de vidro e mostra João Paulo II de braços abertos sorrindo, como a do Cristo Redentor no Rio de Janeiro.

Durante a solenidade de inauguração, a imagem foi abençoada pelo Arcebispo Wacław Depo. A imagem foi idealizada e financiada pelo empreendedor Leszek Lyson, que caracterizou o Papa Wojtyła como “um grande e bom homem que deu muito para o mundo. Acabou com o comunismo e abriu as fronteiras da Europa, estendendo as mãos às pessoas ao redor do mundo”. Ele acrescentou que o objetivo da imagem, “é fazer com que as pessoas parem e reflitam sobre a vida”. A imagem também é uma forma que Leszek encontrou para agradecer a intercessão do Beato João Paulo II, quando seu filho foi salvo de um afogamento.

A cidade de Częstochowa, no sul da Polônia, é o principal centro de peregrinação religiosa da Polônia. No mosteiro de Jasna Góra está a imagem da Nossa Senhora de Częstochowa, padroeira da Polônia.

Karol Wojtyła nasceu em Wadowice, sul da Polônia. Foi eleito Papa em 1978 e foi o inspirador do Sindicato Solidariedade, movimento dos trabalhadores poloneses que desafiou a ditadura comunista no país e contribuiu para a queda do comunismo no leste europeu.


Fonte: Rádio Vaticano







Venha estudar na Polônia