No dia 13 de abril de 2013, foi inaugurada na cidade de Częstochowa, na Polônia, uma enorme estátua do Papa João Paulo II, para recordar às gerações futuras o Papa polonês.
A imagem toda branca, com 13,8 metros de altura e pesando 10 toneladas é considerada a maior do mundo dedicada ao Papa Wojtyła. Ela foi construída em fibra de vidro e mostra João Paulo II de braços abertos sorrindo, como a do Cristo Redentor no Rio de Janeiro.
Durante a solenidade de inauguração, a imagem foi abençoada pelo Arcebispo Wacław Depo. A imagem foi idealizada e financiada pelo empreendedor Leszek Lyson, que caracterizou o Papa Wojtyła como “um grande e bom homem que deu muito para o mundo. Acabou com o comunismo e abriu as fronteiras da Europa, estendendo as mãos às pessoas ao redor do mundo”. Ele acrescentou que o objetivo da imagem, “é fazer com que as pessoas parem e reflitam sobre a vida”. A imagem também é uma forma que Leszek encontrou para agradecer a intercessão do Beato João Paulo II, quando seu filho foi salvo de um afogamento.
A cidade de Częstochowa, no sul da Polônia, é o principal centro de peregrinação religiosa da Polônia. No mosteiro de Jasna Góra está a imagem da Nossa Senhora de Częstochowa, padroeira da Polônia.
Karol Wojtyła nasceu em Wadowice, sul da Polônia. Foi eleito Papa em 1978 e foi o inspirador do Sindicato Solidariedade, movimento dos trabalhadores poloneses que desafiou a ditadura comunista no país e contribuiu para a queda do comunismo no leste europeu.
Fonte: Rádio Vaticano