Bandeira Brasil-Polônia

Bandeira Brasil-Polônia

quinta-feira, 7 de março de 2013

Páscoa - Tradição Polonesa


 A Wiclkanocne – Páscoa Polonesa – começa com a bênção dos alimentos - Swiconka – que são consumidos no Domingo de Páscoa. É uma das mais importantes celebrações, mantida inclusive pela comunidade polonesa de Curitiba. Realizada anualmente no Bosque do Papa, no Sábado de Aleluia, os participantes levam suas próprias cestas de alimentos ou adquirem uma no local.

Pisanki - Apesar de terem o mesmo significado, os ovos decorados pêssankas e os pisankis possuem algumas diferenças. Os primeiros são tradicionais da Ucrânia e utilizam-se das formas geométricas para a construção dos desenhos que simbolizam a vida e a fertilidade. Os pisankis são poloneses, e mesclam a geometria com estampas florais e animalescas. Ambos podem ser confeccionados em madeira, em ovos de galinha ou de pato. 
O Pisanki vem do verbo pisac que traduzido do polonês signigfica " para escrever." O Pisanki são ovos decorados com muitos símbolos poloneses tradicionais e símbolos da Páscoa. As diferentes regiões da Polônia desenvolveram também os projetos geométricos e florais particulares específicos daquelas comunidades. As tinturas naturais, tais como as cascas de cebola ou as beterrabas, são usadas frequentemente para colorir os ovos.

Baranek Wielkanocne – O Cordeiro de Páscoa é feito tradicionalmente de manteiga e simboliza a ressurreição do cordeiro, Jesus Cristo.
A Páscoa na Polônia é comemorada com um colorido especial por acontecer na primavera. Fitas, flores e recortes de papel, chamados Wycinanki, são alguns dos adornos mais utilizados.