Bandeira Brasil-Polônia

Bandeira Brasil-Polônia

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Confraternização de Fim de Ano e posse da nova Diretoria 2019/2020 na Associação da Cultura Polonesa 

domingo, 11 de novembro de 2018

domingo, 7 de outubro de 2018

Jantar Dançante Polonês - 29/09/2018

Nossos agradecimentos a todos pelo esforço em realizar uma festa especial! Tudo muito bonito! E também quem prestigiou o evento, aos amigos de perto e de longe que vieram se divertir ! 
Dziękuję Bardzo!!



quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Evento - Jantar Dançante Polonês


SET29

Jantar Dançante Polonês

Público
 · Organizado por Cultura Polonesa Jaraguá Do Sul
  •           Data: Sábado, 29 de setembro às 19:00 – 01:00
                           29 de Set às 19:00 a 30 de Set às 01:00
  • Local: IGREJA MATRIZ SÃO FRANCISCO DE ASSIS,PRÓX. A WEG.
  • MISSA AS 19 HORAS E APÓS JANTAR TÍPICO, PIEROGI ( COMIDA TÍPICA POLONESA), CARNES, SALADAS, ETC. MUSICAL IGNACIO ARENDT 

    APRESENTAÇÃO DE DANÇAS FOLCLÓRICAS, CERIMONIA DO QUEBRA-GELO. 
    SERÁ SERVIDO CAFÉ COM BOLOS E CUCAS.
    RESERVE SEU INGRESSO. CONVITES LIMITADOS.

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Capa de Jornal do Vale do Itapocu Associação da Cultura Polonesa de Jaraguá do Sul -30/3/2018


Cultura polonesa encerra o curso de ovos decorados

A Associação da Cultura Polonesa de Jaraguá do Sul encerrou na segunda-feira, 26 de março, o curso de pisanki, em sua sede, no bairro São Luiz. Na Polônia, tradicionalmente os ovos são elaborados na Semana da Páscoa para serem abençoados no Sábado de Aleluia, ocasião em que ocorre a bênção dos alimentos. 

Na decoração, os ovos mais utilizados são os de galinha e de madeira, mas podem ser usados também de outras aves. Os ovos ornamentados são conhecidos como “pisanki”, palavra derivado do verbo “pisac”, que significa escrever. Os ovos, por meio de suas cores e desenhos simbolizam bons desejos para a vida de quem os recebe, como felicidade, paz e amor.

Essa tradição vem sendo preservada nos últimos anos pelos descendentes de poloneses em Jaraguá do Sul. A pintura dos “pisanki” aconteceu desde 26 de fevereiro, em seis aulas. O resultado foi desenhos variados, desde geométricos e florais, bem como os tradicionais da Páscoa, belíssimos. 

A Associação Polonesa de Jaraguá do Sul completou 15 anos em setembro de 2017, quando realizou uma grande festa na Comunidade São Francisco de Assis, bairro Centenário, ocasião em que estreou o seu grupo folclórico. 

Mantém sede própria inaugurada em 8 de junho de 2013, no Bairro São Luís. A tradição é mantida por meio da língua, dos trajes típicos e da rica gastronomia, como também dos costumes herdados dos antepassados e da religiosidade.

quarta-feira, 28 de março de 2018

Encerramento Curso de Pisanki - 27/3/2018

Ontem encerramento do curso de Pisanki- pintura em ovos para a Páscoa na Associaçao da Cultura Polonesa.
Obrigada a todos pela participação !!!
O resultado ficou muito bonito e o grupo excelente.
Novas amigas
❤️
Ano que vem tem mais!
🐰🇵🇱🐰🇵🇱🐰

domingo, 25 de março de 2018

Domingo de Ramos na Polônia

A mais bela comemoração do Domingo de Ramos acontece na localidade Łyse, na região de Kurpie. A festa é tão famosa que atrai inúmeros turistas, tanto da Polônia, quanto do exterior; e com a sua popularidade foi enriquecida com eventos como feira de artesanato, feira de livros, exposições (incluindo a dos "ramos"), apresentações de grupos folclóricos e cozinha regional. Os ramos produzidos nessa região têm um caráter único, tanto pelo tamanho (entre 1 a 10 metros de altura, pois como se diz lá: quanto mais comprida, maior a expressão da fé), como pela maneira como são feitos enrolando uma vara com plantas e enfeitando com flores de papel de seda e fitas. Esses ramos levam meses para ficarem prontos e o resultado são verdadeiras obras de arte: pequenas flores parecendo naturais, distribuídas de maneira a formar desenhos. Até hoje são utilizados a aveleira e o pinheiro para formar o esqueleto, e usa-se musgo, zimbro, buxo, teixo para encorpá-lo. Durante o Domingo de Ramos acontece um concurso, no qual são escolhidos os ramos mais belos, que depois podem ser admirados na exposição.