Bandeira Brasil-Polônia

Bandeira Brasil-Polônia

sábado, 15 de junho de 2013

RECITAL DA PIANISTA POLONESA, MAGDALENA LISAK, EM CURITIBA



A pianista polonesa apresentou-se em recital no dia 10 de janeiro, às 20:30, na Capela Santa Maria em Curitiba, durante a 31ª Oficina de Música.

Mais uma vez a Oficina de Música em Curitiba, contou com a presença de uma artista polonesa: a pianista Magdalena Lisak. Durante a fase erudita da Oficina, que ocorreu entre os dias 9 á 19 de janeiro, Sra. Lisak administrou as aulas para os participantes do evento, inscritos no curso, e no dia 10 de janeiro, apresentou-se num recital solo, no espaço cultural Capela Santa Maria em Curitiba. O  número público (em torno de 300 pessoas) reunido no evento, pôde apreciar as obras de F. Chopin, K. Szymanowski e C. Debussy.


Depois da Oficina de Música em Curitiba, Sra. Magdalena Lisak seguiu para Brasília, onde apresentou-se num recital na Embaixada da República da Polônia, no dia 21 de janeiro. 

MAGDALENA LISAK - BIOGRAFIA


Natural de Katowice, Polônia, a pianista cultiva as tradições musicais da familia, desde a infância, recebendo prêmios nos concursos nacionais e internacionais.

Em 1994 a pianista concluiu os estudos superiores de piano, com distinção, na classe do Professor Andrzej Jasinski da Academia de Música Karol Szymanowski em Katowice. Neste mesmo ano, depois de chegar até às semifinais do Concurso Gézey Andy em Zurique,  recebeu uma bolsa particular e continuou seus estudos na mesma cidade, sob a orientação de Homero Francescho. Segundo a musicista, sua experiência mais preciosa foi na época de estudos em Basiléa, durante os anos de 1996 a 1998, com o pianista Krystian Zimerman. Magdalena Lisak aperfeiçoou suas habilidades nos cursos com pianistas de renome como Victor Mierjanov, Leon Fleisher e membros do quarteto Amadeus.
O sexto prêmio recebido no 13º Concurso Internacional Frederic Chopin em Varsóvia, no ano 1995, abriu o caminho para as salas de concertos de maior prestígio, tais como Hitomi Memorial Hall em Tóquio, Stadt–Casino em Basiléa,Rudolfinum em Praga e Filarmônica Nacional em Varsóvia. A pianista participou também de diversos festivais chopinianos em Duszniki-Zdrój na Polônia, Nohant-La Châtre, Mariańskie Łaźnie, Gandava, Genebra e o Festival Chopin e sua Europa, em Varsóvia. Suas interpretações foram gravadas pela Deutsche Rundfunk, Rádio Suisse Romande, Rádio e TV Polonesa e também nos discos CD para as gravadoras DUX e Rádio Polonês, em Katowice.
Magdalena Lisak apresenta-se regularmente em recitais solo, concertos sinfônicos e de música de câmara na Polônia e na maioria dos países europeus, e também nos Estados Unidos, Canadá, Japão, China e Taiwan.
pianista é fascinada pela música contemporânea. No ano 2000 realizou a estréia do Estudo de György Ligeti, recebendo a aprovação do compositor. Estreou também várias obras durante festivais como o Festival de Música Contemporânea em Katowice, Festival Internacional de Compositores em Cracóvia, Festival de Música ContemporâneaLaboratorium em Varsóvia e Białystok, e no festival internacional Outono Varsoviense.  
Apresentou-se como solisita com os maestros Kazimierz Kord, Tadeusz Strugała, Tomasz Bugaj, Mirosław Jacek Błaszczyk, Jerzy Salwarowski, Massimiliano Caldi, Agnieszka Duczmal, Jacques Mercier, Reinbart de Leeuw. Realizou duas tournées na Grã Bretanha, em 2005 com a Orquestra de Câmara European Union Chamber Orchestra , e no ano de 2006 com a Orquestra de Câmara de Torun. A convite do Instituto Nacional Frederic Chopin realizou a interpretação e gravação para o rádio das obras de Frederic Chopin, tocando no instrumento da época, Erard, incluindo a Fantasia La Maior sobre os temas poloneses op. 13 com o conjunto  Il Giardino Armonico sob a regência de Giovanni Antonini (2010).
Magdalena Lisak é também fundadora e presidente da Sociedade de Música na Silésia, com a qual realiza diversos projetos artísticos. Desde 2008 trabalha como professora na Academia de Música em Katowice. Suas atividades pedagógicas incluem também os cursos de aperfeiçoamento em Showa Academia Musicae, Tóquiopalestras nas outras faculdades artísticas no Japão, e a gravação DVD de peças para crianças e jovens da serie didática The Piano. General method. Além disso, fez parte da banca examinadora nos concursos International Chopin Piano Competition in Asia (2010, 2011, 2012) e da Comissão Classificatória para o 15º Concurso Internacional Frederic Chopin em Varsóvia (2010).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário