Hoje é o dia da independência nacional da Polónia, que é o mais importante feriado nacional polaco. Hoje comemoramos o aniversário da restauração da soberania da Polónia como a segunda república polaca em 1918, após 123 anos de partições.
Em 1918, em 1918 de novembro de 11, o general piłsudski assumiu o controle da Polônia. Este evento foi um símbolo do início da II República da Polônia. As fronteiras e o sistema político foram forma em 1921. Para comemorar o início da Polônia independente em 1937, novembro de 11 foi proclamado como feriado nacional.
A data corresponde à data do dia da lembrança de outros países, do dia do armistício ou do dia dos veteranos. Todos estes feriados e o dia da independência da polónia são indirectamente relacionados, porque todos saíram das circunstâncias no fim da primeira guerra mundial. Em outros países, os feriados foram estabelecidos no espírito de luto e horror ao enorme custo humano da guerra, e eles marcam os sacrifícios daqueles que lutaram. No entanto, para a polónia, a tragédia da guerra foi temperada pelo que tinha sido realizado no seu fim: a restauração de um estado soberano polaco que se tinha perdido inteiramente nas partições da Polónia, após 123 anos de luta. O feriado polaco é, portanto, simultaneamente uma celebração do ressurgimento de um estado polaco e uma comemoração daqueles que lutaram por ele.
Crucial para restaurar a independência foi a derrota na guerra de todas as três potências ocupantes. A Rússia mergulhou na confusão da revolução e da guerra civil, a Áustria-Hungria desintegrado-se e entrou em declínio, e o reich alemão se-se à pressão das forças da entente. Para os polacos, esta era uma oportunidade única para recuperar a sua independência. Após a derrota das forças de ocupação, os poloneses ocuparam o poder militar e civil, construindo as fundações do seu futuro estado. Em 28 de outubro de 1918, a comissão de liquidação polonesa foi formada em Cracóvia. A Comissão tomou o poder dos austríacos na Galiza e na silésia de cieszyn.
Alguns dias depois, conseguiram desarmar as forças austríacas utilizando membros da organização militar secreta polaca, bem como os legionários e os jovens. Nas noites de 6 e 7 de novembro, o governo provisório da República Popular da Polônia foi formado em lublin sob a supervisão de ignacy daszyński. O governo foi composto por representantes do partido socialista polonês (PPC), do partido social-Democrata polonês (PSD) e do partido popular polonês "Wyzwolenie" (libertação).
Ao mesmo tempo, as tropas do governo desarmado as forças de ocupação em lubelszczyzna e kielecczyzna. Foi neste momento que o futuro chefe de estado do país, józef piłsudski, regressou à polónia após o encarceramento dos alemães. A sua chegada de 10 de novembro em Varsóvia foi entusiasticamente satisfeita pela população da capital e viu o desarmamento em massa das forças de ocupação em toda a polónia. Piłsudski assumiu a autoridade em 11 de novembro, formando um novo governo centralizado e em breve chamar eleições parlamentares.