Bandeira Brasil-Polônia

Bandeira Brasil-Polônia

quinta-feira, 23 de maio de 2013

A Polônia no Brasil, o Brasil na Polônia


A Polônia no Brasil, e o Brasil na Polônia é uma série de posts que trará impressões sobre a turne do Wisla na Polônia em 2011. Como fomos recebidos, onde fizemos apresentações, as reações do publico em diferentes cidades, o que as pessoas sabiam sobre o Brasil, etc.

Mas por onde começar?


Apresentação em Pleszew, Polônia- Maracatu (Foto: Leco de Souza)

Não podemos falar disso sem antes pensarmos em por que cultivamos a cultura polonesa. Primeiro temos que pensar nas nossas origens e na formação étnica e cultural da nossa Cidade. 

Recentemente fomos convidados a nos apresentar em um congresso, ouvindo a seguinte afirmação:

"Vocês são a cara de Curitiba."

Mas como assim? O que significa ser a cara de uma cidade? 

Além de um clima esquisito e céu cinza o tempo todo, o que é que Curitiba tem que a torna única?

Curitiba é a capital polaca do Brasil. Calcula-se que em um século [1869-1970] entraram 130.292 imigrantes poloneses no Brasil, dos quais 50% estão radicados ou deixaram descendentes no Paraná [1]. Outros 38%  estão no Rio Grande do Sul, 5% em Santa Catarina, e o restante em outros estados. Estima-se que o número de descendentes de poloneses no Brasil seja de cerca de 3,5 milhões. 

O Bosque do Papa é um memorial da cultura polonesa em Curitiba

Curitiba só perde em número de descendentes de poloneses para Chicago. Além disso, é a única cidade brasileira cujo nome possui grafia em polonês: Kurytyba.

Então, realmente, parece que o Wisla é "a cara de Curitiba"! É  a cara do imigrante polonês que tanto contribuiu para a formação cultural e econômica do nosso estado e cidade. Inclusive, muitos de nossos dançarinos não são descendentes de poloneses, mas amam essa linda cultura. 


Agora vem algo que em geral a que a gente não sabe:

Isso é tão forte que os poloneses sabem que Curitiba existe! Conversávamos com as pessoas e elas perguntavam de que cidade nós viemos. Quando falávamos "de Curitiba", ficavam encantados! Kurytyba é famosa na Polônia! Pelo menos nos maiores centros, parece ser cultura geral o fato de que é "uma cidade cheia de descendentes de poloneses". Realmente impressionante e encantador.

 

Você já sabia disso? Também acha que a polacada é a cara de Curitiba?
Deixe seu comentário!

Fique ligado nos próximos posts da série, sempre às quartas-feiras!


Apresentação na cidade de Gniezno, Polônia - Danças e Cantos Montanheses de Spisz (Foto: Imprensa Polonesa)



Referências:

[1] Os poloneses no Paraná. "Revista Etnias no Paraná". Curitiba: Governo do Paraná, 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário